Uma vez obtidos os dados um processo de Consulta em Lote de CNPJ aos websites oficiais da Receita Federal e Sintegra, o usuário deve realizar uma análise dos resultados.
A KeySupport Consultoria recomenda que esta análise seja realizada pelo usuário responsável pelo Cadastro, assessorado, sempre que possível, por um profissional do Departamento Fiscal, e/ou do Jurídico em alguns casos.
Vamos sugerir aqui apenas algumas melhores práticas que devem sem seguidas neste processo de saneamento:
- Bloqueie todos os registros de Clientes e Fornecedores que apresentarem restrições cadastrais na Receita Federal e/ou no Sintegra Estadual;
- Observe os casos de exceção justificados, como por exemplo: uma empresa exclusivamente de Serviços, situação ATIVA na RFB, e com uma IE BAIXADA antiga pode ainda ser seu Fornecedor, pois se enquadra em situação de "não contribuinte do ICMS". Mesmo sendo um Cliente há a hipótese de venda de material para consumo próprio (maior alíquota do ICMS).
- Observe sempre o uso correto do Código de Município do IBGE, a partir do endereço informado na consulta à Receita Federal para o CNPJ.
- Quando houver mais de uma IE HABILITADA no Sintegra para um mesmo CNPJ, havendo dúvidas, consulte a parte envolvida, e a última palavra do Dep. Fiscal para decidir pela IE mais adequada.
- Se preferir, havendo mais de uma IE HABILITADA para um mesmo CNPJ, compare a atividade econômica indicada em cada IE com o CNAE da Receita Federal para orientar a escolha adequada de uma IE HABILITADA.
- Antes de gerar o arquivo de atualização da base origem, verifique todos os campos destacados no arquivo de retorno com alguma não conformidade, ou em branco, para orientar sua atualização.
- Trate as não conformidades mais graves primeiro, como bloquear CNPJ INAPTOS segundo a RFB, e depois os demais casos para atualização da base, o que consiste em atualizar dados cadastrais segundo a Receita Federal, e incluir a IE e o CNAE, por exemplo.
- Pode ser necessário abreviar campos de razão social e endereço antes de importar os dados oficiais. Utilize nosso KeyCad-abreviador para tratar os casos de padronização de abreviaturas quando os dados de atualização escolhidos excederem o limite de caracteres da sua base cadastral.
- Higienização dos dados é um processo de adequação da formatação aos padrões do SPED. Os dados de RETORNO já foram higienizados pelo portal KeyConsultas-web.
- O enriquecimento da base é possível a partir de dados adicionais fornecidos no RETORNO, como nome Fantasia, códigos CNAE secundários, cadastro no Sintegra, opção pelo Simples Nacional, SUFRAMA, etc.
- Se decidir distribuir as tarefas em equipe, centralize a responsabilidade da gestão do resultado do saneamento.
Esta lista de recomendações não pretende alcançar todos os casos que mereçam a atenção do usuário, pois considerando o universo de nosso cenário fiscal em 27 Estados, isso seria impossível em poucas linhas.
IMPORTANTE: antes de solicitar a autorização de uma NF-e, especialmente em contingência, procure sempre consultar a situação cadastral do destinatário no Sintegra e na Receita Federal naquele dia, pois uma vez que haja a circulação da mercadoria (fato gerador) e o destinatário estiver INAPTO para a transação mercantil realizada, não será mais possível obter a autorização da correspondente NF-e emitida em Contingência daquela operação.
Análises para Saneamento Cadastral de CPF:
Para saber como proceder na análise para Saneamento de Cadastro de CPF, click aqui e considere nossas sugestões.