Os Sistemas ERP/CRM integrados a serviços externos de consultas cadastrais podem ter problemas para importar diretamente os dados obtidos quando estes ultrapassarem o limite de caracteres de cada campo de dados.
A API do Abreviador é um recurso disponivel em outro webservice que executa um conjunto de regras para padronização de dados e regras de abreviaturas em campos de dados cadastrais.
A API pode ser integrada à Sistemas de Cadastros para tratar dados independentemente da forma como dão entrada na base, quer seja manualmente, por importação de arquivos, ou por carga de um serviço externo qualquer.
Também pode ser usada no ciclo de processamento de emissão de BOLETOS, quando o limite de carracteres exigido pelo Banco é bem menor que o dos dados da sua base cadastral.
Esta API usa em uma biblioteca própria da função e alguns dicionários customizados:
- Dicionário de Nomes e Títulos: com aproximadamente 8.500 verbetes abreviados para uso em Razão Social e Endereços como: CONSULTORIA = CONSULT; BRIGADEIRO = BRIG, GOVERNADOR = GOV, e outras;
- Dicionário de Tipo de Logradouros: aproximadamente 250 verbetes padronizam o uso no campo Logradouro e no Complemento, como: AVENIDA = AV; RUA = R; RODOVIA = ROD; CONJUNTO = CJ, e outras;
- Dicionário de Exceções: palavras estrangeiras comuns, siglas e outras que não devem ser abreviadas como: LTDA; EIRELI; PETROBRAS; EMBRATEL, FIESP, SPED, etc;
- Dicionário de Expressões Compostas: permite padronizar expressões recorrentes na base cadastral como: ESTADO DE SAO PAULO = ESTADO DE SP, etc.
A API tem como função básica a padronização de dados segundo as regras de higienização do SPED:
- Usar CAIXA ALTA nos caracteres, eliminar caracteres especiais e acentuação, substituir Ç por C, eliminar espaços duplos e espaços à esquerda ou direita da string.
- Após executar esta padronização, a função possui até 7 regras de abreviaturas parametrizáveis.
Os dados dos seguintes campos podem ser higienizados nas regras do SPED e abreviados:
- NOME de Pessoa Física;
- RAZAO SOCIAL e FANTASIA;
- LOGRADOURO; COMPLEMENTO; BAIRRO; MUNICIPIO.
- OUTROS campos de interesse do sistema.
A API possui documentação com os métodos de acesso às funções de Abreviador, sendo possível customizar seu uso, por exemplo, ativando ou desativando algumas regras de abreviatura executadas em sequência.
A execução das regras depende do tipo de dados: Nome de Pessoas Físicas, Razão Social e Endereços, e do envio de certos parâmetros, como:
- Tipo de campo a ser tratado, e a própria “string” de caracteres de entrada;
- Meta de resultado do campo em quantidade de caracteres;
- Conjunto de Regras do Abreviador que serão aplicadas.
- Uso de dicionarios customizados ou padrão.
O retorno da chamada à API será o resultado da “string” do campo tratado e abreviado conforme as regras e a meta informados na requisição, juntamente com a string dos dados originais higienizados sem nenhuma abreviatura aplicada.
A API conta com dicionários padrão para tipos de logradouro, palavras e expressõesa utilizadas nos campos de cadastro, e sua empresa ainda pode adotar dicionários exclusivos customizados se preferir.
Premissas de Padronização e Abreviação do Sistema:
- Uma META é informada como quantidade máxima de caracteres para cada campo;
- As abreviaturas de palavras conhecidas são definidas por dicionários próprios (mais de 8.500 palavras);
- O uso das regras de abreviatura é parametrizável pelo usuário, e aplicadas em ordem sequencial em cada palavra do campo;
- As regras de abreviatura são aplicadas apenas quando necessário reduzir a quantidade de caracteres, até atingir a meta definida na requisição;
- Preserva-se ao máximo a informação original: uma vez atingida a meta de caracteres por uma regra, suspende-se a execução das regras seguintes.
- O objetivo do processo é eliminar ou reduzir a necessidade de análise humana na abreviatura do campo.
Caso tenha interesse em utilizar estes serviços, entre em contato conosco e solicite uma demonstração.