O Saneamento Cadastral de Clientes e Fornecedores é um processo que busca uma análise em massa de dados da base ativa de participantes de operações com a sua empresa.
Este processo é operacional, ou seja, consiste em um conjunto de tarefas, algumas delas automatizadas e outras dependentes de análise e tomada de decisão de um operador treinado nas regras de saneamento cadastral.
Os objetivos do Saneamento Cadastral dependem do escopo do projeto, mas podemos listar esses:
- identificar registros INAPTOS para operações mercantis, e bloqueá-los;
- atualizar dados cadastrais disponiveis publicamente;
- enriquecer a base com a inclusão de dados úteis novos;
- higienizar e padronizar dados de acordo com regras do SPED;
- atualizar copia da base cadastral para migração de sistemas de gestão (ERP);
Os Beneficios do Saneamento Cadastral:
- Permite o diagnóstico da qualidade dos dados cadastrais acumulados no período anterior;
- Elimina a duplicidade de registros cadastrais;
- Identifica atualizações cadastrais ocorridas em periodos anteriores.
- Identifica participantes INAPTOS para operações mercantis futuras;
- Mitigação de riscos fiscais e operacionais em operações futuras.
O Saneamento Cadastral deve ser realizado periodicamente conforme a necessidade da empresa e seu cenário de risco fiscal e operacional, pelo menos a cada 12 meses.
Caso sua empresa esteja implementando um novo Sistema de ERP (SAP, Oracle, TOTVS) ou CRM, o Saneamento Cadastral de Clientes e Fornecedores é uma melhor prática que precede a migração de sua base de dados.
Com nossas ferramentas de tecnologia, nossos métodos e serviços especializados temos os recursos necessários para suportar seu projeto de Saneamento Cadastral periódico.
Mas este não é o único processo importante para a saúde de sua base cadastral. Saiba mais sobre os outros processos recomendados para a melhoria da Governança de Cadastros aqui conosco.