FAQ

Perguntas e Respostas Frequentes

1. Porque fazer Saneamento Cadastral da base de Clientes ativos?

O Saneamento Cadastral feito na base de Clientes e Fornecedores é uma melhor prática que visa antecipar riscos fiscais e deve ser feito ao menos uma vez por ano.

A análise de dados obtidos no saneamento cadastral permite:

  • Avaliar a qualidade dos dados disponíveis e dos processos de cadastro;

  • Planejar melhorias nos processos cadastrais a partir das impressões obtidas.

  • Identificar registros inaptos para operações mercantis com antecedência;

  • Atualizar dados de parceiros comerciais de forma planejada e periódica;

  • Carga de base de dados com qualidade na migração de sistemas de gestão (ERP);

Consulte-nos sobre o escopo de nosso serviço e conte conosco para melhorar a sua Governança de processos de negócio.

2. Saneamento Cadastral anual é suficiente para a qualidade do cadastro?

O Saneamento Cadastral é apenas o primeiro passo para avaliar a qualidade dos dados cadastrais disponíveis na sua base, e que nos permite planejar outras ações importantes.

São três os processos de melhoria da Governança de processos do cadastro:

  • Saneamento Cadastral em massa: análise em massa da situação cadastral de registros ativos.

  • Gestão de Cadastros: criação de registros novos e revisão de existentes, passando por critérios de homologação que incluem análise de documentos e de situação cadastral fiscal.

  • Monitoramento Cadastral: verificação dinâmica da situação cadastral antes de operações mercantis, gerando alertas de não conformidade para riscos fiscais.

O Saneamento de Cadastros melhora a qualidade dos dados apenas em um momento inicial do ciclo de vida da base cadastral, mas não garante esta qualidade no futuro.

É necessário implementar os outros dois processos para que se alcance a manutenção da qualidade da informação disponível na base de forma dinâmica.

Cada um desses processos tem uma solução de serviços atendidos pela KeyConsultas Sistemas e a KeySupport Consultoria, e pode ser implementado na exata medida de sua necessidade.

3. Com que frequência se recomenda realizar um saneamento completo da base cadastral?

Ao menos uma vez por ano é recomendável fazer uma análise em massa da situação cadastral da base ativa de Clientes e Fornecedores, visando identificar alterações cadastrais relevantes e atualizar a base do seu sistema gestor (ERP).

O perfil e o porte dos participantes em suas operações comerciais pode sugerir maior ou menor risco de alterações cadastrais, o que pode exigir verificações regulares da situação cadastral em períodos menores.

Historicamente, a situação cadastral é mais volátil para parceiros de porte Microempresas ou Empresários Individuais que para empresas maiories.

O ideal, contudo, não é fazer apenas o saneamento cadastral apenas uma vez por ano, pois a situação cadastral da base de clientes pode ser alterada no curto prazo antes de ocorrer uma operação com aquele determinado registro.

Por isso sugerimos, além do saneamento cadastral, que seja adotado o Monitoramento Cadastral como melhor prática que mantém alertas e alteração cadastral de forma dinâmica.

4. Qual a diferença entre a análise da situação cadastral no saneamento e na criação de registros novos?

No Saneamento Cadastral o processo de avaliação da situação de cada registro é baseado numa análise combinada de dados da situação na RFB com a SEFAZ Estadual (Sintegra) e até de Optante Simples Nacional e enquadramento no SIMEI. Mas isso é feito com uma metodologia aplicada a uma massa de registros, e não individualmente.

Na Gestão de Cadastros a análise para homologar um registro cadastral novo ou revisar um registro existente o responsável pela tarefa trata registro por registro, numa análise mais detalhada, contando com a participação do representante da outra parte interessada neste processo (Cliente ou Fornecedor) para esclarecer dúvidas e eventuais não conformidades fiscais encontradas.

O método de análise da situação cadastral (fiscal) na prática é o mesmo, porém, o objeto da tarefa em um caso é uma massa de dados e em outro é apenas um registro por vez.

Além disso na gestão de cadastros há informações solicitadas que não são obtidos de forma pública, como o contrato social, formulários de qualificação, dados de contatos e outros que não se inclui no Saneamento Cadastral.

5. Quais as tarefas mais importantes após receber o relatório de Saneamento Cadastral?

Primeiramente identifique os registros com situação cadastral INAPTA na Receita Federal (RFB) ou INAPTA para operações com ICMS, bloqueando futuras operações com estes parceiros de negócios.

Passe agora para os casos de CNPJ ATIVO na RFB, e atualize os que são "não contribuinte do ICMS" e não possuem Inscrição Estadual (ISENTOS).

Em seguida atualize os casos de CNPJ ATIVO na RFB e IE HABILITADA na SEFAZ Estadual, pois eles definem e a Inscrição Estadual (IE) a ser adotada no registro.

Você também poderá comparar outros dados obtidos nas bases oficiais com os dados da sua base e revisar informações como nome, razão social e endereço fiscal como consta na Receita Federal ou SEFAZ Estadual.

Enriqueça seu cadastro com dados relevantes que possam melhorar a qualidade da sua base, como códigos CNAE principal e secundários, cadastros complementares no Suframa e no Sintegra, situação de Optante pelo regime especial do SIMPLES e SIMEI, etc.

Certifique-se que os dados da tabela final de atualização estejam higienizados, ou seja, dentro dos padrões exigidos pelo SPED (já geramos os dados assim), e selecionando os campos de interesse, providencie a atualização da sua base de dados.

Não se esqueça de conferir os limites de caracteres dos campos de dados da sua base cadastral, e, caso seja necessário, conte como nosso serviço de padronização de abreviaturas.

6. Pode um cadastro de CNPJ estar ATIVO na Receita Federal e apresentar restrições no Sintegra?

Esta situação é bem comum e ocorre normalmente por conta de alguma pendência no recolhimento do ICMS ou obrigações acessórias da parte do Contribuinte.

Por isso recomenda-se sempre consultar as duas bases oficiais antes de iniciar um fato gerador em operações mercantis (emissão de NFe e circulação da mercadoria).

Exceção: Uma empresa atualmente operando apenas com Serviços, mas que algum dia operou como revenda de mercadorias, por exemplo, pode apresentar uma IE BAIXADA na SEFAZ Estadual (mais antiga), e nesta hipótese a empresa pode ser considerada "não contribuinte do ICMS", e não se utiliza aquela IE BAIXADA no seu cadastro.

O caso de situação cadastral BAIXADA do CNPJ na Receita Federal e ainda IE HABILITADA na SEFAZ Estadual pode também acontecer por conta de certa defasagem na atualização das bases oficiais entre Governo Federal e Estadual.

Uma pessoa jurídica pode iniciar pedido de baixa da empresa na RFB e depois dar andamento na baixa na SEFAZ Estadual, o que, a depender dos prazos de atendimento da solicitação, ou se é alteração de ofício, acaba criando uma defasagem na atualização dessas bases.

Consultar a situação cadastral do CNPJ na RFB e da IE na SEFAZ Estadual ainda é a melhor prática para evitar operar com participantes inaptos e evitar a DENEGAÇÃO da NFe.

7. Se o Cliente está em situação de IE BAIXADA como faço para emitir a NFe da venda?

Bem, neste caso a NFe será DENEGADA pela SEFAZ Autorizadora e, se for Contribuinte do ICMS somente o seu Cliente poderá resolver a situação junto à SEFAZ Estadual dele.

Se a operação for interestadual, há ainda o risco da sua NFe pode ser autorizada pela SEFAZ de origem caso falhe a comunicação com a base da SEFAZ Destino da NFe.

Isso implica em infração fiscal passível de multa, e se um posto fiscal verificar esta situação em trânsito haverá a apreensão da mercadoria.

Mas há exceções que devem ser validadas pelo seu Dep. Fiscal: se o Cliente já operou como revenda ou fabricante de mercadorias, logo, foi Contribuinte do ICMS, mas atualmente atua exclusivamente com SERVIÇOS, ela terá uma IE BAIXADA com data anterior.

Neste caso corrija o seu cadastro e emita nova nota com participante ISENTO sem usar a IE BAIXADA no XML.

Tenha atenção especial com os registros em Regime Centralizado de Apuração do ICMS, onde a IE HABILITADA a ser usada é a do estabelecimento CENTRALIZADOR para todas os demais estabelecimentos CENTRALIZADOS, poisa IE destes estarão BAIXADAS.

IMPORTANTE: A SEFAZ Estadual sempre alerta, entretanto, que omitir ou alterar a Inscrição Estadual quando o destinatário for Contribuinte do ICMS configura infração à legislação tributária vigente, passível de sansões administrativas e multas.

8. Se o Fornecedor está em situação de IE BAIXADA como faço para comprar dele?

Bem, neste caso também não há o que fazer, pois uma NFe da mercadoria seria DENEGADA quando este Fornecedor solicitar a autorização de uso da NFe na SEFAZ de origem.

E se ele tentar lhe entregar mercadoria com DANFe emitido em Contingência (FS/FS-DA) sua empresa não deve receber a, pois há o risco de não existir posteriormente o XML desta NFe devido à situação cadastral do Fornecedor estar NÃO HABILITADA para operações mercantis.

Mas se este Fornecedor agora for exclusivamente de SERVIÇOS (veja CNAE no cadastro do CNPJ) ele não é contribuinte do ICMS, e isso significa que ele não emite NFe Mercantil, ou seja, não revende nem fabrica mercadorias, mas apenas presta serviços.

Após certificar-se do CNAE de serviços você pode mantê-lo em seu cadastro como ISENTO no campo da IE, pois as únicas notas que ele emitirá contra sua empresa serão de Serviços.

IMPORTANTE: A SEFAZ sempre alerta, entretanto, que omitir ou alterar a inscrição estadual quando o destinatário for Contribuinte do ICMS configura infração à legislação tributária vigente, passível de sansões administrativas e multas.

9. Se uma consulta no site do Sintegra retornar "CNPJ não cadastrado no Estado", isso significa que é ISENTO?

A maioria dos sites responde algo como "Contribuinte/CNPJ não cadastrado no Estado", ou "CNPJ não encontrado" para os casos em que o CNPJ não constar na base de dados da SEFAZ Estadual consultada.

Existe ainda o caso da SEFAZ RJ que simplesmente não responde nada na tela de consulta de situação cadastral quando o registro não consta em sua base de Contribuintes.

Na maioria dos casos trata-se de Contribuinte ISENTO do ICMS, mas pode haver exceções como processo de atualização em curso (empresa alterando sua atividade econômica), ou casos de não atendimento à uma obrigatoriedade fiscal recente para a qual ainda não se solicitou uma IE, ou baixas de ofício por alteração da Legislação Estadual.

Mas solicitar Inscrição Estadual é um ato administrativo obrigatório do Contribuinte que vai operar com atividades acobertadas pelo ICMS, ou seja, se ele não solicitar à SEFAZ ele não terá a IE. Ocorre de a SEFAZ emitir inscrição estadual de oficio ou baixar de ofício para Empresários Individuais (MEI), mas nem sempre é assim.

O que recomendamos: para considerar um CNPJ ISENTO que esteja sem cadastro de IE é necessário conferir o CNAE da atividade econômica (principal e outros) segundo consta no cadastro do CNPJ na Receita Federal e verificar se não se trata de atividade obrigada ao ICMS que exige Inscrição Estadual segundo. É apenas esta verificação que confirma a situação de obrigatoriedade ou não de IE HABILITADA.

10. Como escolher a IE adequada quando houver mais de uma válida para um mesmo CNPJ?

Esta situação pode ocorrer em pelo menos 15 SEFAZ atualmente por diversos motivos, normalmente por questão de apuração de ICMS em operações distintas, ou por algum benefício fiscal concedido para aquele Contribuinte.

Nestes casos recomendamos que a área administrativa do participante do cadastro esclareça qual deve ser a IE a ser adotada para a operação comercial que sua empresa manterá com este Cliente ou Fornecedor, e valide esta decisão com seu DEP. Fiscal.

Sempre verifique a situação cadastral de cada Inscrição Estadual antes de fazer a escolha.

11. Já temos um fornecedor de dados cadastrais para análise de crédito. Precisamos ainda sanear nosso cadastro?

Estes fornecedores de dados cadastrais para análise de crédito operam normalmente com uma base de dados privada, que costuma apresentar certa defasagem em relação à situação cadastral nas bases oficiais (meses a anos).

Apesar dos dados complementares da Junta Comercial, e outras informações que enriquecem a qualidade de seu cadastro, estas bases privadas não garantem sincronismo com os dados das bases oficiais da Receita Federal e da SEFAZ Estadual, por exemplo.

Isso significa que há o risco de uma empresa constar com situação cadastral apta na base privada, e estar SUSPENSA no Sintegra, por exemplo.

Para assuntos relacionados com governança fiscal prefira a consulta às bases oficiais on-line e em real-time, no momento em que sua operação exigir. É como fazemos.

1. Quando devo usar o Portal KeyConsultas-web?

O Portal KeyConsultas-web é normalmente usado sempre que se pretende obter ados cadastrais em massa de registros de clientes ou fornecedores.

Seu uso é operacional e está disponível para usuários de um contrato de serviços, podendo atender a estas demandas:

  • Saneamento Cadastral em massa, realizado periodicamente;

  • Monitoramento Cadastral: em janelas de consulta que ficam entre o fechamento da carteira de pedidos de venda e a rotina de emissão da NFe;

  • Na atualização periódica de cadastro de Fornecedores;

  • Para revisar e validar cadastros cuja criação foi manual e sem verificação naquele momento.

O Portal KeyConsultas-web já é integrado ao nosso webservice de consultas e gerencia as tarefas de consulta automatizadas para lotes de registros e produz relatórios excel para orientar a análise dos resultados.

Qualquer cliente pode solicitar de modo sazonal o processamento de relatórios de quaisquer dos serviços disponíveis no Portal KeyConsultas-web.

2. Como é cobrado o uso do Portal KeyConsultas-web?

Cobramos um valor fixo mensal por usuário que é somado a uma franquia mínima mensal do uso do webservice de automação de consultas, mais os excedentes apurados no consumo.

Se o volume de uso mensal for acima de 10.000 consultas, é concedido o primeiro usuário sem custo, e acima de 20.000 consultas até dois usuários são concedidos sem custo.

A franquia mínima mensal é medida como um mix de serviços, não sendo exigido mínimo volume de uma ou outra consulta em especial (ex.: Receita Federal e Sintegra Estadual).

O serviço pode ser contratado para um saneamento pontual inicialmente, e posteriormente para períodos de uso por 30, 60, 90 dias, ou por 12 meses.

O usuário poderá executar as suas consultas a qualquer momento, com a periodicidade que desejar, diariamente, semanalmente, ou mensalmente, até o limite máximo do volume contratado no mês, considerando-se um excedente pré-determinado.

Havendo necessidade de mais consultas, basta solicitar via canal de atendimento.

3. Como gerar o arquivo ORIGEM da base cadastral em formato CSV?

O processo de extração de dados de sua base cadastral para um arquivo externo é uma questão muito simples para sua equipe de TI resolver.

O importante é que estes dados sejam exportados dentro do formato padrão exigido para o arquivo ORIGEM, que conterá algumas colunas com titulo especifico para dados obrigatórios usados na consulta (ex.: CNPJ ou IE), enquanto os dados das demais colunas fora do padrão serão ignoradas. Solicite um modelo via nosso suporte técnico.

As colunas de chame de consulta como CNPJ e CPF ou IE devem ser geradas sem máscaras de caracteres especiais, e com zeros à esquerda completando a chave, pois o DV (digito de verificação) será testado para garantir a integridade da chave.

IMPORTANTE: quando a coluna da IE for um dado obrigatório é exigido a string numérica em formato TEXTO contendo a quantidade de caracteres exigido pelo Sintegra Estadual, pois será validada pelas regras de cada SEFAZ. Veja aqui: http://www.sintegra.gov.br/insc_est.html 

Pode ser mais fácil gerar a primeira exportação da base em formato do Excel (.xlsx) para conferir as colunas e seus correspondentes títulos em conformidade com nosso modelo de arquivo ORIGEM. Em seguida salve o arquivo Excel em formato CSV.

Se o arquivo for aberto por um programa editor de texto (ex.: notepad++), você notará que os caracteres estão separados por ponto e vírgula, um formato moderno do arquivo CSV.

4. Porque não podemos carregar o arquivo ORIGEM em forma .xlsx?

Preferimos o formato CSV para importação dos dados de sua tabela origem por uma questão de segurança, e também para reduzir o consumo de tempo no upload até o nosso Portal.

Já o arquivo de RETORNO das consultas será devolvido em formato excel (XLSX) devido à facilidade de análise e manipulação dos dados do relatório.

Não se preocupe com a segurança neste caso. Nosso arquivo de RETORNO não possui nenhuma macro executável, e é gerado de forma segura em nossa plataforma.

Outro detalhe importante é que o relatório de retorno das consultas não terá mais de 20.000 linhas, pois a depender do tipo de relatório ele poderia ficar pesado demais para ser analisado em um notebook convencional.

5. Podemos gerar o arquivo CSV com colunas adicionais de nosso interesse?

Sim, desde que as colunas obrigatórias para o tipo de consultas solicitadas estejam presentes no CSV, podem ser incluídas outras colunas exclusivas do interesse do cliente, como dados de contato, ou códigos internos de qualificação do registro, etc.

Se as colunas OBRIGATÓRIAS não estiverem presentes no arquivo CSV um erro será gerado na carga da Ordem de Serviços e ela não será criada.

Todas as colunas opcionais podem ser omitidas, assim como nome ou posição destas podem ser alterados sem prejuízo.

Se estas colunas tiverem o titulo padrão será possível observar marcações de cor de destaque em fundo AMARELO para divergências entre a base original e o dado obtido na fonte da consulta (RFB ou Sintegra).

6. Quanto tempo leva o Portal para processar uma ordem e serviços de RFB e Sintegra?

Uma vez carregado o upload de um arquivo ORIGEM (CSV) sem erros uma Ordem de Serviços será gerada e entrará numa fila de processamento, aguardando um comando para iniciar as consultas.

A partir daí, o tempo necessário para processar as consultas dependerá da quantidade de registros da base ORIGEM, do tipo de site fonte de consulta, e do tempo de resposta de cada automação, que depende do processamento destes sites.

O Portal também gerenciará as falhas de consulta com até 5 tentativas automáticas de reconsulta, colocando cada reconsulta numa fila de espera de 15min, 30min, 45min até 60min de forma automática.

Se o lote for todo processado e ficar apenas casos em fila de reconsulta, o usuário pode comandar a reconsulta de todos com um click.

A indisponibilidade dos sites fonte sempre afetará o prazo de entrega do processamento como um todo, mas normalmente um lote de 10.000 registros de CNPJ podem ser consultados no Sintegra (sem desafio de imagem) em até 15min se não houver falhas no site fonte.

7. Como saber se uma ordem de serviços de consultas foi concluída?

O Portal de Serviços KeyConsultas-web após concluir todas as consultas gerará o relatório excel e um arquivo ZIP com os comprovantes de respostas da fonte (html ou PDF), e então enviará uma mensagem por e-mail ao usuário cadastrado para informar da conclusão do processamento de seu lote de registros.

Também há um painel que indica o status do processamento do lote de registros, para que o usuário possa estimar quanto tempo resta para o trabalho de consultas ser concluído, ou saber da indisponibilidade de algum dos websites alvo que fazem parte do processamento.

Casos de consultas com erro durante o processo podem também ser reconsultados a partir de um comando manual do usuário para cada caso, ou geral para todos na fila de reconsulta.

Comandos de abortar reconsultas para gerar o relatório a partir daquele momento também está disponível ao usuário. Neste caso o relatório é gerado com os casos de falha de consulta.

8. Como analisar os casos de situação da IE diferentes de ATIVO ou HABILITADO?

No relatório de consultas os casos graves de inaptidão da situação cadastral estão marcados em fundo ROSA, e os casos que sugerem analisar estão em fundo AMARELO, o que é uma sinalização visual auxiliar para chamar a atenção do usuário.

Nos casos de situação cadastral mais grave, além da situação cadastral informada, marcamos em fundo ROSA a chave de consulta (CNPJ, CPF ou IE) que apresentaram situação de inaptidão para operações mercantis, e usam expressões não padronizadas como:

  • NÃO HABILITADA, INATIVA, BAIXADA, SUSPENSA, CANCELADA, INAPTA, etc.

Estas expressões, no geral diferentes de ATIVO ou HABILITADO, equivalem à situação de NÃO HABILITADA para uma inscrição estadual, e dependem da SEFAZ Estadual que as classifica conforme o caso e a sua legislação, sem padronização entre as 27 Unidades Federativas.

Apenas o site fomente da consulta do Cadastro Centralizado de Contribuintes (CCC) trará a situação cadastral padronizada entre HABILITADA e NÃO HABILITADA.

9. Como o relatório identifica a situação de ISENTO ICMS após consultar o Sintegra?

Normalmente para as consultas de verificação da situação cadastral, assim como as de saneamento cadastral, se usa a chave do CNPJ. Deste modo a resposta da fonte Sintegra poderá ser:

  • O CNPJ possui uma IE na base Estadual, e a ficha é apresentada.

  • O CNPJ possui múltiplas IE na base Estadual, e uma lista de IE é apresentada;

  • O CNPJ não possui cadastro na base Estadual.

A ultima situação é indicada com um código padronizado pela automação sempre que a resposta da fonte responde que não existe ficha cadastral para a chave consultada.

Mas para concluir que se trata de caso de ISENTO ICMS o operador deve antes conferir os códigos CNAE do cadastro do CNPJ e verificar se entre eles existe alguma atividade sujeita ao ICMS e que requer IE naquela SEFAZ Estadual.

Se nenhuma atividade econômica exercida não obriga ao cadastro no Sintegra Estadual como Contribuinte do ICMS, então ele é mesmo ISENTO.

Se alguma atividade exige a inscrição estadual, então há uma não conformidade fiscal no fato de não existir IE para aquele registro que merece ser investigada e esclarecida.

10. Como saber quantas consultas foram geradas no mês pelo Portal?

No painel do usuário há uma página de relatório de uso que indica quais consultas fora realizadas para cara Ordem de Serviços, listando os casos de sucesso e de falhas também.

Assim o usuário pode acompanhar quanto tem usado do serviço no mês.

Se eventualmente ultrapassar o limite mensal contratual ainda é possível solicitar um limite complementar pelo canal de atendimento do suporte técnico.

1. Para iniciar a integração com o webservice de consultas cadastrais basta a documentação das API?

Nossa recomendação é fazer uma reunião de kick-off antes de passar para a documentação da API de consultas automatizadas, quando discutimos aspectos de planejamento de integração como primeiro passo para tratar estas questões:

  • Qual o processo a ser atendido: homologação de cadastros novos, ou verificar situação cadastral antes de operações mercantis?

  • Como funcionam os sites fonte de informação cadastral que atenderão a automação?

  • Conhecer as regras básicas sobre o cadastro fiscal de pessoas jurídicas na esfera Federal e Estadual, ou Municipal;

  • Quais são as situações de falha recuperáveis na automação e como o serviço responde a elas.

  • O que é ciclo de reconsultas e como implementar para cada código de falha.

  • Qual a fonte de dados preferencial da consulta e se há outra fonte alternativa.

  • Janela de risco para reaproveitamento de dados consultados.

Tratamos cada um destes pontos como uma consultoria prévia para o planejamento de integração com os técnicos responsáveis em cada projeto.

2. Quanto custa o uso de uma API de consultas cadastrais automatizadas?

Trabalhamos com pacote mínimo mensal que chamamos de FRANQUIA MINIMA que define uma mensalidade fixa para cobrir os seguintes serviços:

  • Monitoramento dos sites fonte de consultas;

  • Manutenção e atualização do código de automação;

  • Suporte técnico e consultoria de planejamento de projeto;

  • Volume mínimo de consultas incluído na mensalidade (a partir de 3.000 consultas)

O que o CONTRATANTE exceder do volume mínimo no mês é cobrado no mês seguinte com a próxima franquia preferencial.

Temos uma escala de redução do preço conforme o volume de uso aumenta, e ajustamos a bilhetagem para que o preço a cobrar esteja de acordo com este volume consumido.

Algumas consultas custam o equivalente a 1 crédito de automação, e outras tem um custo adicionado pela sua complexidade, como quando usam credenciais de acesso ou usam desafio de imagem complexos (reCaptha2, invisible Captcha, hCaptcha, etc).

Mas não divulgamos tabela de preços do serviço neste site. Preferimos antes conhecer a necessidade do projeto e ajudar a definir a melhor forma de atende-lo.

3. Como consultar a situação cadastral do cliente antes de uma operação com NFe?

Como já mostramos, esta verificação é a obrigação de cada parte como Contribuinte conforme regulamento do ICMS pela SEFAZ Estadual.

Esta tarefa poderia ser feita manualmente junto aos sites de Sintegra Estadual mas quando os volumes de operação são altos somente por meio de automação é que se torna possível realizar esta tarefa.

O melhor método para fazer esta verificação de forma dinâmica e automatizada é o que chamamos de Monitoramento Cadastral, realizado a partir da integração de processos do Sistema Gestor (ERP) com nossos serviços de consultas automatizadas via webservice.

Também é possível fazer este monitoramento de forma operacional exportando dados dos participantes das operações em fila de processamento, e consultando todos em massa numa janela de tempo anterior à emissão da NFe, para que haja tempo de ajustar eventuais erros de cadastro antes do fato gerador.

Veja mais em nosso site sobre o Monitoramento Cadastral como fazer para consultar a situação cadastral do CNPJ na RFB da IE no Sintegra antes do processos de emissão da NFe.

4. Como a KeyConsultas atualiza sua base de dados cadastrais?

O serviço que prestamos é essencialmente de automação de consultas a dados cadastrais públicos disponíveis em sites oficiais na internet.

Não temos base cadastral própria para vender informações de pessoas jurídicas e nem pessoas físicas.

Mantemos apenas uma copia da base cadastral do CNPJ divulgado pela RFB mensalmente como mais um serviço específico, visando servir como contingência para alguns processos de saneamento cadastral ou inicio de cadastros novos;

Esta cópia da base aberta de dados do CNPJ da RFB é atualizada mensalmente, e só é acessada por meio de API exclusiva em projetos específicos, ou para iniciar cadastros que serão revalidados ON LINE antes de sua aprovação.

Temos como principal forma de consulta a cadastro do CNPJ outras duas formas de consulta ON LINE realizadas em REAL TIME, uma direto num endpoint de consutas da RFB, e outra pelo site público de consulta CNPJ da RFB.

5. Se a SEFAZ autorizou o uso de uma NF-e, por que devo me preocupar?

As Secretarias de Fazenda não verificam o conteúdo de todos os campos da NFe, mas verificam a estrutura dos dados nos campos obrigatórios, como o Código de Município IBGE, ou a existência de Inscrição Estadual para um participante que consta como ISENTO no XML, e podem REJEITAR uma NFe com erros.

Desde 2011 as SEFAZ também podem DENEGAR a autorização de emissão da NFe por inaptidão da situação cadastral do emitente ou do destinatário na RFB e/ou na SEFAZ Estadual, mas esta verificação é feita primeiro nos registros dos contribuintes cadastrados na SEFAZ do emitente, e depois esta se comunica com a SEFAZ do destinatário.

Há um risco fiscal maior de se emitir uma NF-e para um destinatário em situação cadastral irregular em operações interestaduais quando a verificação na SEFAZ do destinatário não é processada entre as SEFAZ corretamente (falha de comunicação), o que resulta numa operação passível de multas pela fiscalização.

Importante dizer que a obrigatoriedade de consultar a situação cadastral das partes envolvidas antes do fato gerador (circulação da mercadoria) é do Contribuinte conforme previsto na Legislação (RICMS).

Na defesa de uma autuação não sobrevive o argumento de defesa de que, se a SEFAZ autorizou a NFe não há necessariamente nenhuma irregularidade com o destinatário naquele dia.

6. Porque devo guardar os comprovantes das consultas realizadas por 5 anos?

Já dissemos que a obrigatoriedade de consultar a situação cadastral das partes envolvidas antes do fato gerador (circulação da mercadoria) é do Contribuinte conforme previsto na Legislação Estadual (RICMS).

Ocorre que muitas operações são autorizadas pela SEFAZ em determinada data, enquanto há um processo administrativo em andamento que pode afetar a manutenção ou alteração da situação cadastral de um dos participantes.

Em alguns casos a SEFAZ decide e o Contribuinte entra com recurso e a decisão é revertida até fim do processo de análise, e, se for indeferido o pedido, a SEFAZ pode de oficio suspender e tornar a IE NÃO HABILITADA como penalidade, inclusive, retroativamente até a data da primeira notificação.

Neste cenário caberá ao emitente da operação comprovar que na data do pedido de autorização da NFe a situação cadastral era HABILIADA por meio de evidências de que fez a sua parte consultando o site do Sintegra Estadual ou CCC.

Na KeyConsultas Sistemas guardamos todos os comprovantes de consultas realizadas nos últimos 5 anos para nossos clientes que podem solicitar uma copia da evidência de que houve uma consulta que indicou conformidade fiscal para aquela operação.

7. Como a Receita Federal identifica operações irregulares pelos documentos do SPED?

Todos os dados da NFe alimentam os demais documentos do SPED, como o EFD, ECD, PIS/COFINS. Um erro de dados do cadastro que pode ter passado pela autorização de uso da NFe pode acabar identificado nos demais arquivos SPED entregues mensalmente.

Além disso, a Receita Federal tem investido muito em tecnologia para automação dos processos de análise dos documentos fiscais, visando identificar fraudes e irregularidades a partir da base de dados dos arquivos do SPED.

Estatísticas mostram que é muito difícil a empresa não cometer algum tipo de irregularidade por omissão ou por negligêcia, e os processos do SPED estão cada vez mais rigidos para reduzir estes erros.

Uma pesquisa da IOB realizada em 2010 mostrou que 56,7% das empresas erram ao operar com parceiros que apresentam alguma irregularidade na Receita Federal ou no Sintegra, e que 23,6% erram ao apurar créditos de ICMS de fornecedores não habilitados.

A Receita Federal tem 5 anos para analisar a base de documentos fiscais do SPED. Basta rodar uma rotina de identificação de irregularidades e gerar autuações devidamente documentadas com base nos dados disponíveis.

1. Qual a diferença entre o Portal de PreCAD e o Portal KeyConsultas-web?

O Portal KeyConsultas-web foi criado para gerenciar a execução de consultas em lotes de forma integrada ao nosso webservice de consultas cadastrais para gerar relatórios de resultados que serão posteriormente analisados pelo usuário, e que depois orienta suas decisões de atualização ou outras ações em massa sobre a base cadastral.

O Portal de PreCAD já é uma ferramenta de apoio para a automação do processo de homologação de um registro cadastral novo ou revisão de um registro existente, exigindo o cumprimento de tarefas de um checklist de homologação a ser cumprido de forma padronizada pelo Operador da área de cadastro de Clientes ou Fornecedores.

O PreCAD documenta de forma customizada todas as evidências de cumprimento de tarefas pelo Operador, desde a realização de consultas cadastrais automatizadas, até a obtenção de documentos comprobatórios e necessários para análises complementares que levam à aprovação ou rejeição do cadastro.

Ao final do checklist de tarefas, o Operador que aprova o cadastro gerará um arquivo de integração com a coleção de dados que interessa para carga e geração do registro no Sistema Gestor (ERP), o que se dá por uma API.

Sua integração ao ERP é muito mais simples e rápida, e por ser uma plataforma customizável externa ela oferece um custo de manutenção e de propriedade muito menor que a integração direta de API de consultas ao seu ERP.

2. Em que casos é mais recomendado o uso do PreCAD?

Qualquer empresa que pretenda melhorar a Governança de processos cadastrais pode solicitar o uso do PreCAD, mas este recurso agrega ainda mais valor para estes casos:

  • Centralização da equipe de homologação cadastral para grupo empresarial;

  • Quando a forma de entrada de cadastros envolve CRM, representantes comerciais em campo, ou via site web de captação;

  • Quando o volume de cadastros novos e revisão de existentes é maior que 200 registros por mês;

  • Quando a área de Suprimentos faz a qualificação e homologação do Fornecedor.

  • Quando o Sistema Gestor (ERP) é plataforma comercial de padrão internacional, com processo de customização mais complexo e de alto custo.

3. Como um registro de Cliente ou Fornecedor é iniciado no PeCAD?

O PreCAD pode ser adotado de forma alinhada com qualquer destes métodos de fluxo de solicitação de cadastros:

  • Solicitação por telefone em central de atendimento;

  • Via fluxo de ServiceDesk onde agente solucionador é da central de cadastros;

  • Via APP Mobile de captação de cliente pelo representante comercial em campo;

  • Via email para a Central de Cadastros;

  • Diretamente desde a criação do registro no ERP para revisão no PreCAD;

Para a integração do Portal PreCAD aos sistemas externos por onde um cadastro é iniciado utilizam-se chamadas via API que criam a fila de requisições a ser atendida pelos agentes da Central de Cadastros.

4. Como o PreCAD colabora com as políticas de Compliance?

Na medida em que o PreCAD registra todas as interações entre o Agente Operador do Cadastro e o solicitante, ele cria evidências de que a tarefa foi realizada conforme as politicas de Compliance da empresa.

Há também a trilha de auditoria que pode ser solicitada ao suporte técnico para se fazer uma verificação detalhada de como se deu determinado ciclo de aprovação de um registro cadastral, identificando todos os usuários e colaboradores externos envolvidos.

É gerado também um PDF como relatório de ações adotadas que documenta o resumo de todos os dados apresentados e das conclusões do Operador a cada aprovação de registro, que fica no histórico do registro cadastral, o que ajuda na identificação de falhas do processo.

5. Como o uso do PreCAD melhora a Governança de processos cadastrais?

Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende e não há sucesso no que não se gerencia” (Willian Edwards Deming).

O PreCAD documenta todas as ações do Operador durante o processo de homologação do cadastro, gerando evidências de sucesso e de tomadas de decisão, facilitando o rastreamento de falhas e reduzindo o tempo da curva de aprendizado.

Com tarefas definidas em um checklist obrigatório, com uma interface intuitiva e uso de automação de consultas o PreCAD reduz a falha humana.

Desta forma é possível implementar um ciclo de melhoria contínua no processo cadastral da sua empresa a partir da experiência aprendida no dia a dia.

Com o PreCAD é possível planejar, realizar as tarefas de modo padrão, verificar o resultado e a qualidade do processo, e assim agir na sua melhoria pela tratativa de desvios e eventuais falhas humanas.

6. O PreCAD equivale a um sistema de e-procurement como o SAP Ariba?

São soluções diferentes, e não se confundem. O PreCAD não faz o que um sistema de e-procuremet propõe, e nem o sistema de e-procurement faz o que o PreCAD oferece.

O e-procurement é uma solução para gerenciar toda relação entre a Empresa e seus Fornecedores, incluindo processos de cotação, gerenciamento de pedidos de compra, pagamentos e notas fiscais. Mas nele o processo cadastral é feito pela carga manual de dados em formulários da tela do usuário, e o processo de homologação deste Fornecedor provavelmente se deu sem integração com o e-procurement e manualmente.

O PreCAD para Fornecedores está na etapa de homologação de cadastros e não na gestão do relacionamento com este parceiro de negócios.

7. Como faço para solicitar um orçamento do PreCAD?

Primeiramente solicite uma webconf com nossa área comercial, para conhecermos melhor o seu processo de cadastros e juntos discutiremos as oportunidades de melhoria que podemos trazer com esta solução.

Para o orçamento do projeto, precisamos levantar estes dados:

  • Quais os sistemas externos que serão integrados via API; ERP, Service Desk, CRM, Formularios WEB, APP Mobile;

  • Quantos usuários Operadores para fazer a Gestão de Cadastros;

  • Quais as consultas cadastrais automatizadas serão necessárias;

  • Quantos registros serão processados por mês;

  • Quais documentos externos devem ser anexados para análise cadastral;

  • Quais formulários de qualificação customizados devem ser preenchidos pelo colaborador externo;

  • Quantos fluxos customizados com checklist por perfil de participante serão necessários;

De posse destas informações temos como fazer uma DEMO do PreCAD para que a solução seja melhor avaliada pela área interessada.

KEYCONSULTAS - WEB

KeyConsultas-web é uma plataforma de automação de fluxo de consulta em bases cadastrais públicas na internet, e foi desenvolvida para suportar processos de cadastro de Clientes e Fornecedores em conformidade com o SPED NFe e Fiscal.

Utilizamos a mais moderna tecnologia para automação de consultas com uma arquitetura flexível e escalável, capaz de atender a variados perfis de clientes.

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