O Portal de Serviços KeyConsultas-web foi criado a principio para oferecer o serviço de consultas cadastrais em massa para gerar os relatórios do processo de Saneamento Cadastral.
O Portal KeyConsultas-web executa a consulta de dados cadastrais em fontes oficiais a partir de uma informação chave (CNPJ, IE, CPF, CEP) utilizando para isso as API de consultas do nosso KeyConsultas-webservice:
- Consulta Básica: RECEITA FEDERAL, SINTEGRA ESTADUAL, e CEP (validar endereço fiscal);
- Consulta Completa: a Básica mais o SIMPLES NACIONAL, e/ou SUFRAMA;
- Consulta Customizada: uma seleção de consultas únicas por relatório, conforme o interesse e a necessidade do analista;
O RETORNO das consultas do KeyConsultas-web é processado e gera um arquivo em excel (XLSX) com os dados obtidos nas fontes, dando destaque para a situação cadastral que requer a análise pelo usuário.
Todas as regras de “higienização de dados” previstas para atender ao SPED NFe e EFD são aplicadas aos dados cadastrais no arquivo de RETORNO (apenas nos campos em uso no SPED), o que deixa o relatório pronto para importação de dados que podem atualizar a base se necessário.
Características do Portal KeyConsultas-web
- Portal de Serviços de uso intuitivo e grande variedade de consultas públicas;
- Uso exclusivo de API de automação de consultas em Fontes Públicas como Receita Federal, Sintegra, Suframa e outras;
- Gerencia automaticamente o ciclo de várias consultas no KeyConsultas-webservice a partir de chaves como CNPJ, IE, CPF, CEP, conforme o caso.
- Processamento de tarefas batch de consultas para Monitoramento ou Saneamento Cadastral;
- Relatório Excel de consultas com layout de colunas de apoio que facilita a análise de resultados (método próprio);
- Comprovantes das consultas (HTML/PDF) com data e a hora da consulta realizada servem de evidências do dado original;
- Higienização dos dados de resposta em conformidade com os requisitos do SPED;
- Comparação da base de origem com dados on line e destaque para não conformidades;
- Modalidade de contratação do serviço por volume de consultas, uso temporário ou recorrente mensal;
Relatórios de Consultas em massa para Saneamento Cadastral:
- CNPJ na Receita Federal e Sintegra Estadual (pelo CNPJ ou pela IE), com Cod.IBGE do Municipio;
- CNPJ na Receita Federal e no Simples Nacional (optantes);
- CNPJ na Receita Federal e Suframa (pelo CNPJ ou pela Inscrição Suframa);
- Situação do CPF na Receita Federal com validação do CEP no DNE do Correio;
- Sintegra de Produtor Rural (pelo CPF ou pela IE) com validação do CPF na RFB;
Relatórios com apenas uma opção de Consulta:
- Receita Federal (CNPJ ou CPF), ou Simples Nacional (CNPJ);
- Sintegra Estadual ou CCC (CNPJ, IE ou CPF);
- SUFRAMA (CNPJ ou Inscrição);
- Cadastro de IM no Município de São Paulo (CNPJ, ou pelo CPF);
- Cadastro de IM no Municipio do Rio de Janeiro (CNPJ ou pela IM);
- Consulta CEP no DNE do Correio (retorna logradouro, bairro, município e UF);
- Consulta Resumida da NFe no Portal Nacional (pela chave do XML);
- Consulta de Titulo de Eleitor no TSE, pelo NOME e DATA DE NASCIMENTO;
- Qualificação Cadastral para o eSocial (verificar CPF, NOME, Data de Nascimento, e NIS);
- Consulta ANTT-RNTRC (CNPJ) para situação cadastral de Tranportadoras de Carga.
Também pode ser usado como recurso operacional no Monitoramento Cadastral por agendamento, por exemplo, exportando-se do ERP a lista de clientes com pedidos de compra a faturar e consultando todos na RFB e no Sintegra antes de processar a NFe, visando identificar não conformidades fiscais em tempo para correção.
O serviço desta forma atende as recomendações do SPED NFe e seu uso reduz o risco fiscal em transações mercantis com parceiros comerciais que apresentem restrições na situação cadastral do CNPJ e da IE antes de operações mercantis.
A contratação do serviço se dá por volume de registros, e pode ser feita temporariamente (30 a 90 dias), ou por período anual, permitindo ao usuário executar consultas em massa (lotes) periodicamente de sua base cadastral.
Veja também como higienizar dados cadastrais e aplicar abreviaturas padronizadas em campos como Razão Social, Nome, e endereço do registro, utilizando o Sistema KeyCad-abreviador.